Conheça o zimbro e os benefícios desse botânico para sua saúde!
tempo estimando de leitura: 6 min
O zimbro é um dos principais ingredientes na produção do Gin, que tal conhecer os benefícios que esse botânico especial traz para sua saúde? O zimbro é uma planta com muita história e que, além de ser responsável pela nossa bebida favorita, já há séculos é conhecida pelos seus benefícios e propriedades medicinais, como: auxílio na digestão, ação antioxidante, antisséptica, anti-inflamatória, tonificante, calmante, antiviral, antifúngica, antibacteriana e antirreumática. Nem todos esses benefícios você consegue tomando gin (quem dera!), mas vale a pena conferir, certo?
O arbusto do zimbro é uma planta do gênero Juniperus, que produz a baga de zimbro, ou em inglês, a famosa “berry”, uma espécie de fruto pequeno e azulado escuro. Também conhecido como junípero, cedro, genebreiro e zimbrão, o zimbro é comum na Europa, onde é muito aproveitado na culinária e na produção de bebidas. O nome do Gin, inclusive, vem do nome francês para o zimbro, genièvre, alterado pelos holandeses para genever e abreviado pelos ingleses para Gin. A cultura do zimbro é tão forte na Europa central, que na Eslováquia existe também a Borovichika, uma espécie de cachaça feita de zimbro e, na Holanda, o destilado Genever.
Quando o assunto é saúde, o zimbro não fica atrás, é rico em óleo mirceno, óleo cineol, flavonoides e vitamina C. Apesar de crescer em regiões temperadas como norte da Europa, Ásia e América do Norte, o zimbro foi encontrado em túmulos do antigo Egito, datados de 1500 A.C. – provavelmente importado dos Gregos, que já o usavam para fins medicinais. Os romanos também usavam zimbro para ajudar na digestão, enquanto na medicina popular da Europa Central, as bagas de zimbro eram consideradas uma cura para doenças como febre tifoide, cólera, disenteria e tratamento para vermes. Na medicina tradicional chinesa, há séculos o zimbro também é usado como estimulante para rins e bexiga, para eliminar as impurezas e toxinas.
Listamos abaixo alguns benefícios terapêuticos e medicinais que esse botânico único pode trazer para você, além de uma receita deliciosa para fazer com zimbro e seu Arapuru Gin:
Como já mencionamos, há tempos o zimbro é conhecido por auxiliar a digestão e isso acontece, principalmente, em função de seus óleos, que regulam o processo digestivo. Eles estimulam a produção de enzimas digestivas e controlam o fluxo da bile do fígado e dos ácidos estomacais, facilitando a absorção de nutrientes. Devido às suas propriedades adstringentes, o zimbro também pode auxiliar no tratamento de dores estomacais e infecções gastrointestinais.
O zimbro é rico em fitoquímicos antioxidantes, incluindo alfa-pineno, cadineno, limoneno, mirceno, borneol, cariofileno, entre outros. Sua composição é rica em propriedades antioxidantes, que podem prevenir o estresse oxidativo, ou seja, prevenir danos nas nossas células e evitar diversas doenças.
As propriedades antibacterianas e antifúngicas do zimbro transformam seu óleo essencial em um poderoso antisséptico. O óleo essencial de zimbro atua no combate da cândida, elimina bactérias e age com eficácia na redução de inflamações na boca.
Além de prevenir inflamações bucais, as propriedades anti-inflamatórias dos óleos do zimbro atuam em diferentes partes do corpo. Seus efeitos medicinais podem tratar inflamações na garganta, combater a tendinite e, ainda, diminuir dores musculares e nas juntas.
O zimbro possui um efeito diurético, ou seja, ele aumenta o fluxo urinário no nosso corpo, promovendo a limpeza do rim e da uretra. Assim, os óleos essenciais do zimbro podem prevenir a formação de pedras no rim e infecções urinárias.
Uma das causas para o inchaço é a retenção de líquidos, por isso, o efeito diurético do zimbro também ajuda a aliviar o inchaço. Outro benefício positivo é que o aumento da urina também promove maior eliminação de ácido úrico, o que ajuda a prevenir doenças como artrite e gota.
O zimbro também pode ser usado para tratar problemas de pele, como erupções cutâneas, acne e eczema. Seus antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias são os principais motivos pela ação do zimbro na pele, uma vez que auxiliam na cicatrização, distúrbios de pigmentação e celulite. A vitamina C do zimbro também atua como tonificante e tem ação rejuvenescedora.
O óleo essencial de zimbro é conhecido como um relaxante natural, profissionais de saúde natural recomendam e acreditam que o zimbro incentiva o descanso e combate a insônia, uma vez que tem um impacto positivo na química do cérebro.
Por conta de seus antioxidantes, o zimbro também pode atuar como tratamento para doenças respiratórias como asma e bronquite. Profissionais da saúde natural indicam seu uso como óleo essencial para fazer a vaporização.
Estudos descobriram que o zimbro contém insulina natural, que é capaz de agir no corpo de forma positiva para o controle da glicemia. Os flavonoides do zimbro no extrato de álcool ou no chá do zimbro podem reduzir os níveis de açúcar no sangue e, aliados aos outros benefícios aqui citados, agir contra a diabetes e seus efeitos.
Agora que já conhece o zimbro, confira uma receita deliciosa para fazer com Arapuru Gin e esse botânico de notas cítricas e levemente adstringentes.
por @horadogin
Coloque Arapuru Gin, o suco de limão-siciliano, complete com água tônica e misture na taça. Adicione as 3 gostas de bitter de laranja, a rodela de limão-siciliano e finalize com as bagas de zimbro, 1 anis-estrelado e raspas de limão-siciliano.
Gostou de conhecer o zimbro? Saiba mais sobre os outros Botânicos que incorporam o Arapuru Gin.
Este site usa cookies para análises, conteúdo personalizado e anúncios. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com esse uso. Saiba Mais
Fique Tranquilo! Não mandaremos spam
Preencha os campos abaixo, entraremos em contato o quanto antes.