O mundo é feito de movimento e sempre há diferentes produtos e influências chegando ao Brasil. Mesmo assim, tudo que chega ao solo brasileiro ganha nova vida! Gin, vodka, rum e outras bebidas são exemplos de produtos que vieram ao nosso país e foram recebidos pela nossa coquetelaria com o calor e criatividade brasileira.
O gin é uma dessas bebidas que se popularizou no Brasil há poucos anos e agora incorpora diversos cardápios de bares e restaurantes. Contudo, qual é o seu papel na nossa coquetelaria? Arapuru é um gin que incorpora a essência brasileira, através de ingredientes cuidadosamente selecionados nos cinco cantos do país e nossa busca por brasilidade também está dentro da coquetelaria. Por isso, já em 2018, convidamos Kennedy Nascimento para fazer uma releitura com gin Arapuru de drinks clássicos brasileiros e aproveitar as novas tendências de bebidas para ampliar os horizontes da nossa coquetelaria.
O premiado bartender recriou coquetéis como Bomberinho, Rabo de Galo, Caju Amigo, Maria Mole e Batida de paçoca – clássicos que originalmente levam a cachaça como base. Abundante e acessível, a cachaça foi a bebida que facilitou a popularização de drinks em bares e botecos, enquanto abriu as portas para ampliação da indústria nacional de bebidas. Hoje, temos outros destilados com características tipicamente nacionais, como é o caso do gin, o escolhido para nossa releitura!
Foi um movimento inicial para pensarmos as diferentes possibilidades da mixologia e saiu muita coisa boa. Confira as receitas:
Com a cor vermelha como os carros de bombeiro, até hoje ninguém consegue esquecer esse coquetel dos anos 80. Feito com basicamente dois ingredientes, o bombeirinho se popularizou pela praticidade e sabor doce da groselha que amenizava o gosto forte da cachaça. Confira essa releitura com gin:
Em uma coqueteleira com gelo, coloque os ingredientes um a um e bata. Despeje em um copo e é só saborear.
Um drink que todos bartenders conhecem é o Rabo de Galo. Seu nome vem de uma tradução do “cock-tail” e é um dos drinks mais conhecidos no Brasil. Trouxemos uma releitura com gin para apreciar e provar em casa:
Em um copo ou mixing glass, coloque o Arapuru Gin, o cynar e o vermute. Misture e finalize com a casca de laranja.
Nosso querido Caju Amigo não poderia faltar! Com caju na sua composição, Arapuru Gin é perfeito para essa releitura tropical e refrescantes:
Adicione os ingredientes em uma coqueteleira com gelo e bata. Decore com uma fatia e limão e pronto!
Forte e não tão doce, Maria Mole não tem origem certa, mas já é um clássico brasileiro conhecido por mais de 50 anos. Confira a releitura com Arapuru Gin:
Em um copo previamente gelado, coloque todos os ingredientes e misture cuidadosamente.
As batidas surgiram no Brasil por volta dos anos 60, juntando o gosto do brasileiro por doce e a popularização do dos liquidificadores no país. Uma bem famosa foi a batida de paçoca, muito cremosa e feita com um dos doces mais tradicionais país. Você vai se surpreender com essa releitura com gin:
Esse pode fazer na coqueteleira ou no liquidificador! Basta colocar todos os ingredientes, bater e servir.
Gostou? Nós do Arapuru Gin somos apaixonados pela coquetelaria brasileira!
Esse ano também lançaremos o Desafio Arapuru: se você é profissional da coquetelaria, participe do nosso desafio e mostre para nós um coquetel autoral cheio de brasilidade. Acompanhe nossas redes sociais para mais informações sobre regras e prêmios.
Este site usa cookies para análises, conteúdo personalizado e anúncios. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com esse uso. Saiba Mais
Fique Tranquilo! Não mandaremos spam
Preencha os campos abaixo, entraremos em contato o quanto antes.