
Como fazer o gelo perfeito para seu drink
13 de julho de 2017
Dicas de bartenders para preparar um bom drink
2 de agosto de 2017Em 1650, o médico Francisco De La Boe elaborou uma bebida à base de zimbro a fim de produzir um remédio diurético que funcionasse para tratamentos renais. O resultado, como você pode imaginar, não saiu como o esperado: o medicamento não foi tão eficaz, mas tornou-se uma das bebidas aromáticas mais conhecidas do mundo até os dias de hoje. Sim, estamos falando do Gin! (E de receitas com gin!). Mesmo sendo muito difundido na Europa, especialmente no Reino Unido e na Espanha, ele não era muito conhecido aqui no Brasil até pouco tempo. Tal cenário tem mudado - e muito. Segundo o jornal Valor Econômico, as vendas da bebida aumentaram 13,2% só em 2016 - cerca de 900 mil litros! Bares especializados na venda exclusiva de drinks com gin não param de ser inaugurados, receitas clássicas são reproduzidas e incrementadas a todo momento - e cada vez mais pessoas tornam-se adeptas do seu consumo, gin lovers como nós. Para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre essa bebida carregada de história, separamos três receitas clássicas, super famosas e, claro, deliciosas. Vamos lá?
Receita Gimlet
Tudo indica que o Gimlet nasceu para diminuir o amargor do gin na época em que ele ainda era usado como remédio. Em 1879, o contra-almirante Thomas Desmond Gimlette, que atuava como médico, receitava a mistura de suco de limão e gin para os marinheiros se prevenirem do escorbuto, dando origem ao drink. Quer maneira melhor de cuidar da saúde?

Ingredientes:
50 ml de Arapuru Gin
10ml de suco de limão
5ml de xarope de açúcar
Gelo a gosto
Modo de Preparo:
Em uma coqueteleira, coloque todos os ingredientes. Bata, coe e sirva sem gelo em uma taça de Martini.
Receita Negroni
Frequentador assíduo do Caffè Casoni, em Florença, e cansado de beber sempre o mesmo drink, o Conde Camilo Negroni pediu para que o bartender o surpreendesse criando algo mais forte. Era 1919 e Fosco Scarselli, à frente do bar na época, acrescentou London Dry Gin a um dos coquetéis da casa. Depois da reação apaixonada do conde, o bartender resolveu homenageá-lo dando seu nome à bebida.

Ingredientes:
30 ml de Campari
30 ml de Arapuru Gin
30 ml de vermute doce
1 fatia de laranja
Cubos de gelo
Modo de Preparo:
Em um copo, acrescente o gelo. Em seguida, adicione o gin, o campari e o vermute e mexa um pouco. Decore com a fatia de laranja.
Receita Dry Martini
Não há um consenso sobre quem criou o Dry Martini. A versão que compartilha mais ingredientes em comum com o drink, defende que o Dry Martini surgiu a partir da evolução de um coquetel chamado Martinez, no ano de 1800. Considerado o pai da mixologia americana, o bartender Jerry Thomas teria criado este coquetel a pedido de um cliente que se preparava para uma viagem a Martinez, na Califórnia. Apesar da receita ser parecida em ingredientes, o sabor era um pouco diferente: usava-se o Old Tom Gin, que tem um sabor mais adocicado do que o London Dry, usado hoje em dia e de sabor mais amargo. Aprenda agora uma das versões do drink:
