O ano é novo, mas o desejo é antigo: qualidade de vida. É comum ouvir algum amigo dizer que está à procura de qualidade de vida ou se deparar com dicas por aí que podem te ajudar a conquistá-la. Por aqui, acreditamos e lutamos por essa qualidade e sabemos que ela está muito ligada ao consumo, por isso nos posicionamos como negócio sustentável e reconhecemos nosso papel no mundo que entende que o lucro não pode ser a qualquer preço. A cultura de uma empresa e posicionamento social envolve um conjunto de práticas que são relevantes e essenciais para nossos consumidores e colaboradores.
Não é novidade que vocês, consumidores, mudaram o comportamento de compra e sentem cada vez mais a necessidade de se inteirar com os valores e propósito das empresas que garantem produtos e serviços consumidos por vocês, então é preciso ter responsabilidade ao contribuirmos com o bem-estar do planeta e comunidades em que estamos para garantir que haja um retorno positivo para a sociedade.
Como negócio, Arapuru sempre repensa sobre sua atuação como agente transformador e estamos cada vez mais acompanhando tendências, adotando boas práticas e fazendo, de fato, nossa parte. Vale lembrar que este é um papel individual e você deve continuar se atentando às questões de desperdício de água, reciclagem, separação do seu lixo, economia de energia elétrica, consciência sobre produtos provenientes de empresas responsáveis, se inteirar sobre produtos das empresas que usam exploração infantil e trabalho análogo à escravidão e, caso possa, optar pelo consumo de materiais recicláveis.
Nossas escolhas podem sim interferir negativa ou positivamente no meio ambiente e você tem informação disponível como nunca antes, então esteja por dentro e engajado.
Algumas ações que fazemos como empresa consciente
Arapuru Apoia
A arte para nós significa uma possibilidade de dar forma e sentido para os desafios socioculturais, e assim uma chance de ressignificar e transformá-los em algo positivo. A arte como alquimia de transformação.
Investimos 10% do nosso lucro através do Arapuru Apoia, uma plataforma para incentivar múltiplas vozes da nossa brasilidade: da arte popular à coquetelaria.
Conheça os projetos apoiados clicando aqui.
Nosso processo de produção
O processo para se tornar uma empresa consciente é gradativo e não imediato. Acreditamos que pequenas ações geram grande impacto e o nosso propósito e valores estão em cada detalhe, a começar na produção:
• A água da produção vem de fontes internas na fazenda do nosso produtor;
• Usamos madeira de reflorestamento certificado para aquecer a nossa caldeira;
• As sobras dos botânicos da destilação são utilizadas como fertilizante;
• Distribuímos para a nossa equipe o suco das frutas utilizadas na receita e as castanhas do caju;
• 75% do time da produção são mulheres.
Processo de compras e os materiais
Nossa jornada consciente também se estende aos fornecedores e stakeholders e já demos grandes passos:
• Compramos grande parte dos nossos ingredientes de pequenos produtores. O intuito é ajudar no desenvolvimento da comunidade artesanal em São Paulo;
• Compramos materiais recicláveis para embalagem, transporte e rótulo;
• Desde 2019 passamos a usar papel reciclável na produção dos nossos rótulos. Anteriormente utilizávamos material BOPP (plástico).
Operação, Logística e Distribuição
Em 2019 adquirimos nosso selo EuReciclo e pagamos por cada garrafa vendida para garantir que nossas garrafas passem por um sistema responsável de reciclagem.
Além disso, desde 2020 temos uma dinâmica de logística reversa que passa por 3 etapas: devolução por parte do consumidor das embalagens ao comerciante; comerciante devolve ao fabricante; fabricante reutiliza ou descarta adequadamente.
E, mais recentemente, estamos atenuando nosso impacto no meio ambiente através de créditos florestais REDD+ em parceria com a Carbonext. O valor é destinado para o desenvolvimento e ampliação dos projetos de proteção ambiental que você pode conhecer através desse site.
Gostou de saber como nos posicionamos sobre a preservação ambiental
Conheça mais sobre nossa cultura clicando aqui.