Dando sequência na apresentação dos 12 botânicos que compõem o Arapuru Gin, hoje, viemos apresentar um pouco mais sobre o Pacová e seus benefícios.
Origem
A palavra pacová no dicionário, vem como sinônimo de paciência. Por esse motivo, em nosso país, é reconhecida popularmente pela expressão “Não me enche os pacová” .
No tupi-guarani, seu significado é de planta enrolada, por isso, em algumas regiões, seu nome pode ser encontrado em mais de uma espécie.
Esse botânico de origem asiática, é da mesma família que o gengibre e em nosso país, também é conhecido como cardamomo brasileiro. Assim como o cardamomo original, é conhecido por ser extremamente aromatizado, sendo encontrado com facilidade por todo território nacional e, assim como em toda América do Sul.
Em uma só planta, é possível se encontrar: lindos cachos de flores, frutos e grãos, todos em tons avermelhados, rosados e arroxeados respectivamente. Já suas folhas, são de bases e extensões largas e, inclusive, podem ser utilizadas como parte da decoração.
Com isso, listamos por aqui, 5 desses benefícios concedidos pelo Pacová, confira:
1. Conhecido como Adoçante Natural
Ao ser amassada e peneirada, a semente de Pacová se torna um pó amarelo, que pode ser utilizada para saborear e adoçar cafés, chás, sucos e principalmente drinks.
Em alguns casos, ao ser amassada, alguns inserem também o próprio açúcar para que sejam moídos simultaneamente e, ao final, cumprir a mesma função ao se juntar às bebidas.
2. Utilizado para dores no estômago e má digestão
Os benefícios medicinais do Pacová são diversos, tanto suas folhas, quanto sua semente podem ser utilizadas na produção de chás.
A mais conhecida das propriedades desse chá, é a de melhorar a má digestão e dores estomacais.
Seu chá costuma promover melhora significativa dos sintomas de gastrite e úlceras estomacais. No entanto, por ser rico em vitaminas, fibras e minerais, pode aliviar desconfortos por todo o trato digestivo, incluindo cólicas, gases e inchaços.
3.Tem ação anti-hipertensiva e diurética
Ainda em sua utilização farmacológica, falando especificamente de suas folhas, o chá provido delas, além de fazer bem para todo o trato digestivo, possui também função diurética.
Sua função anti-hipertensiva, também vem do consumo do chá das folhas de Pacová. No entanto, não é indicado o consumo demasiado e, claro, tem que ser conciliado com bons hábitos alimentares e atividade física.
4.Utilizado como aromatizador de Café e especiarias
Sua semente, assim como a do cardamomo, pode ser usada como aromatizador do café. Sendo assim, deve ser moída junto do grão para esta finalidade.
Já tratando-se de especiarias, quando a semente é triturada juntamente com cravo, canela e até mesmo pimenta-do-reino, esse mix pode ser desfrutado como tempero e aromatizador de carnes, frangos e vegetais.
5.Já foi conhecido como antídoto
Uma de suas primeiras utilizações, além de especiaria e tempero, foi como antídoto para combater venenos de cobras e escorpiões.
A semente por ser encontrada com facilidade, poderia ser facilmente acessada rapidamente quando algum incidente acontecia.
Gostou de conhecer um pouco mais desse botânico? Não se esqueça de conferir também os benefícios e curiosidades do Caju, Imbiriba, Aroeira e Puxuri, que são itens dos 5 cantos do país já listamos por aqui, e também compõem o nosso Arapuru Gin.