Arapuru Gin nasceu na destilação de 12 botânicos dos cinco cantos do país, com ajuda do famoso mestre destilador, inglês, Rob Dorsett, e misturado com um forte foco no impacto social e ambiental. Tendo a Sustentabilidade como um dos principais pilares, Arapuru tem a produção focada em gerar o mínimo impacto no meio ambiente e, pensando nisso, estamos contentes em anunciar que a partir de agora somos uma empresa de destilados carbono neutro!
Como uma das soluções para atenuar nosso impacto no meio ambiente, nos unimos à Carbonext para quantificar e compensar as suas emissões de carbono na produção, com base no protocolo GHG. O inventário elucidou a pegada em 0,002013423 tCO2e, qual iremos compensar com créditos florestais REDD+. Esse valor será destinado para o desenvolvimento e ampliação dos projetos de proteção ambiental, desenvolvidos pela Carbonext.
Desde 2019 estamos engajados com projetos de sustentabilidade com a participação no movimento do selo EuReciclo e garantimos que a quantidade de vidro colocada no mercado seja reciclada de forma responsável. Outra cuidado que tomamos é na elaboração do nosso rótulo, feito de papel reciclado, e com os insumos residuais da produção que utilizamos como fertilizante na área onde é produzido. Você pode conferir mais sobre o selo EuReciclo aqui e os detalhes da nossa produção neste link.
Arapuru também faz parte do movimento Capitalismo Consciente e, ainda para este ano, planejamos entrar no processo de certificação pelo Sistema B.
Atuação da Carbonext
Os projetos da Carbonext no Bioma Amazônico impactam as comunidades e áreas ao redor com melhorias e geração de alertas em caso de desmatamento. Atualmente são 5.174.204 hectares de área monitorada, 1.709.730 hectares de área sob gestão protegida e 820.071 hectares de área de floresta preservada pelos projetos REDD+. Para fins comparativos, um hectare é igual a um campo de futebol. Aproximadamente 1,7 milhão de hectares da Amazônia estão sob gestão deles. Confira abaixo as metas de um dos projetos e um exemplo de área monitorada:
No site da Carbonext você pode acompanhar esse e demais projetos desenvolvidos nas comunidades, frentes de trabalho e um tempo estimado para cada um deles.
Afinal, o que é pegada de carbono e o que é ser carbono neutro?
Pegada de carbono é o volume de gás carbônico (CO2) que cada indivíduo emite. Praticamente tudo que fazemos na nossa rotina, direta ou indiretamente, emite Gases de Efeito Estufa, uma vez que nossa economia ainda depende fortemente de combustíveis fósseis e outras atividades poluentes. Muito tem se falado sobre a medida de ser carbono neutro como uma alternativa para solucionar boa parte dos dilemas ecológicos existentes atualmente, mas o tema pode ainda não ser claro para muita gente e por isso vamos explicar. Ser carbono neutro é quando alguém ou empresa compensa ou absorve o mesmo volume de CO2eq que emite. Um caminho para uma economia de baixo carbono não é somente com a redução de emissões, mas também a compensação das emissões que não foram possíveis reduzir.
O que são créditos de carbono?
Créditos de carbono são certificados negociáveis que representam a não emissão de uma tonelada de dióxido de carbono ou a quantidade equivalente de outros Gases de Efeito Estufa. Um crédito equivale a uma tonelada de carbono impedida de ser lançada na atmosfera, verificada e certificada.
O que são projetos REDD+?
REDD é a sigla para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Segundo o conceito adotado pela Convenção do Clima da ONU, se refere a um mecanismo que permite a remuneração daqueles que mantêm suas florestas em pé, sem desmatar, e, com isso, evitam as emissões de gases de efeito estufa associadas ao desmatamento e degradação florestal. O “+” se refere aos ganhos sociais proporcionados pelos projetos às comunidades da área.
O que é o VERRA?
O Verra é o órgão internacional que desenvolve e gerencia padrões para ações climáticas tangíveis e resultados de desenvolvimento sustentável. Os padrões do Verra direcionam investimentos para atividades de alto impacto que abordam algumas das questões ambientais e sociais mais urgentes.
Também quero compensar minha pegada de carbono. E agora?
Basta acessar a nossa calculadora para medir suas emissões de Gases de Efeito Estufa e, baseado no resultado, é possível adquirir a quantidade de créditos de carbono necessária para a compensação.
Grande parte dos projetos têm duração de 30 anos, o que reforça ainda mais a responsabilidade e compromisso com o meio ambiente, pois esperamos que as futuras gerações colham frutos. Estamos cientes da urgência de preservação ambiental e desaceleração do efeito estufa, pois o planeta tem pedido por socorro!