Dia 7 de julho é comemorado o Dia Mundial do Chocolate, o alimento tão querido e consumido por pessoas de todas as idades, afinal, ninguém resiste a um pedacinho, não é mesmo?
Muitas são as teorias que explicam a escolha dessa data em comemoração, mas a mais popular é a de que esse dia foi o de chegada da mercadoria na Europa, lá por volta do século XV. Antes disso, a iguaria só era conhecida e usada pelos Maias e Astecas. Nessa época, o chocolate era símbolo de nobreza, pois apenas a aristocracia europeia consumia. Ao longo do tempo e após a Revolução Industrial, tornou-se um produto popular e de muito sucesso até hoje!
Faz bem quando consumido moderadamente
O chocolate, quando consumido em quantidades ideais e com moderação, pode fazer bem para a saúde e bem-estar. Confira alguns benefícios:
- Melhora o humor
- É rico em antioxidantes
- Protege o coração
- Aumenta a sensação de bem-estar
- Estabiliza os níveis de glicose
Produção de chocolate no Brasil
O Brasil é o sétimo produtor mundial de cacau, com 265 mil toneladas! O Nordeste ocupa 69,7% da área nacional, mas é o Norte quem lidera a produção nacional com cerca de 53,2%.
A Bahia é o único estado produtor do Nordeste, ocupando a área de 403 mil hectares, com 111,4 mil toneladas. Só no ano passado, a indústria de chocolate produziu 511 mil toneladas de janeiro a setembro, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Esses números indicam um aumento de 44%.
Falando em Bahia e produção nacional, a Amma Chocolate Orgânico, do Diego Badará, é um exemplo de chocolate cheio de brasilidade. Os chocolates da Amma são produzidos em Ilhéus-BA e o projeto começou com a intenção do Diego em recuperar as terras da fazenda de Itacaré tomadas pela vassoura-de-bruxa, praga de plantações de cacau. Além da recuperação, a fazenda virou espaço de onde saem chocolates com 60% de cacau.
Além disso, após o consumo do chocolate, é possível compostar a embalagem e em até 180 dias ela irá desaparecer sem deixar resíduos através de um processo natural, agregando nutrientes ao solo.
Para manter o nosso título de país chocólatra, precisamos valorizar a força da nossa produção e garantir o consumo de produtos de boa qualidade. Aqui no Brasil, o movimento Bean to Bar (“Da amêndoa à barra”) tem crescido cada vez mais é um ótimo momento para consumir de pequenos produtores.
O conceito de Bean to Bar nasceu em 1996, nos Estados Unidos, e prega a diminuição da cadeia produtiva: a fábrica recebe a amêndoa e já parte para seu refino, sem outros intermediadores. A solução permite o maior controle sobre cada um dos processos na hora da produção. Além disso, existe mais atenção e respeito às origens do cacau utilizado, o que garante qualidade, ética ao meio ambiente e sustentabilidade.
Outras marcas nacionais para conhecer e consumir:
Kaē Chocolates
Enne Chocolate
Bem Cacao
Majucau
Mestiço Chocolates
Priscyla França Chocolates
E para encerrar, não poderíamos deixar de sugerir um drink com chocolate e Arapuru para comemorar a data! Anote aí:
Gin com chocolate e amarula
- 50 ml de Arapuru Gin
- 50 ml de Amarula
- 30 ml de licor de chocolate
- 2 bolas de sorvete de creme
Preparo: Em uma coqueteleira ou liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata. Depois é só despejar no copo e tá pronto!