O centro cultural Solar dos Abacaxis, em Paraty (RJ), é um casarão de 800 metros quadrados cheio de cultura, história e arte. No Solar é possível desfrutar de mostras, performances, oficinas, biblioteca, apresentações, exposições e muito mais.
O projeto liderado pelo arquiteto Adriano Carneiro de Mendonça, o professor Bruno Balthazar e os curadores Bernardo Mosqueira e Ulisses Carrilho é um lugar de pura imersão na arte e para criar relações e cultura. Por lá já passaram nomes como Adriana Varejão, Cinthia Marcelle, Ernesto Neto, Antonio Dias e Anna Bella Geiger, Jaime Lauriano, Maxwell Alexandre, Juliana Santos e Anna Costa e Silva e outros.
Segundo Bernardo Mosqueira, o Solar é fruto da colaboração de todos os artistas, mestres, interlocutores, músicos, curadores, advogados, dançantes, visitantes, parceiros de todo tipo que entregaram um pouco de si para a construção do Solar. É o resultado do encontro de lutas, desejos, reflexões e trabalhos de muitos.
O porquê do nome
O espaço antigamente era conhecido como Casarão do Cosme Velho, Mansão do Cosme Velho ou Casa dos Abacaxis. Eles escolheram o nome Solar dos Abacaxis por conta dos simbolismos da fruta, que tanto pode ser sinônimo de problema quanto sinal de abundância e hospitalidade. Além disso, é uma fruta que tem a cara do Brasil.
O Solar dos Abacaxis é um espaço para liberdade e quando você estiver de passagem por Paraty não pode deixar de conhecer:
Endereço: R. Cel. José Luiz, 224 – Centro Histórico, Paraty – RJ, 23970-000