parallax background

Capim Dourado

parallax background
 

Capim Dourado

 
 
Nós, do Arapuru, sempre fomos apaixonados pelo artesanato brasileiro e, especialmente, pelo capim dourado - este tesouro selvagem do coração do Brasil. E cada vez mais artesãos e artistas populares estão tendo acesso ao mercado nas capitais e fora do país, ajudando no fortalecimento e manutenção dos modos de vida tradicionais das comunidades.
O artesanato de Capim Dourado de origem é uma importante fonte de renda para cerca de 800 pessoas das comunidades locais, e também contribui para a conservação ambiental no território do Jalapão.
Infelizmente, existe um forte mercado ilegal no qual o capim dourado é colhido de forma não aprovada pelos órgãos ambientais e sem cadastramento no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Posteriormente, a matéria prima ainda é utilizada na produção do artesanato através do uso de mão de obra "escrava”. Essas práticas impactam a qualidade e o preço dos produtos finais que dificulta as vendas das associações sérias.
Durante a pandemia muitas das associações foram impactadas e decidimos pela realização deste projeto com a ajuda da Central do Cerrado.
capim-dourado
Fizemos caixinhas com os porta copos com babaçu que foram produzidas pela Associação Comunitária dos Extrativistas Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado do Prata, formada por uma Comunidade Quilombola localizada em São Felix do Tocantins na região do Jalapão, estado do Tocantins.
Encomendamos um lote limitado e numerado para apoiar as artesãs desta associação e estamos, literalmente, repassando o preço sem incluir um lucro. Vamos adorar receber o seu apoio na divulgação.
capim-douradoComprar
 
Loja