Quando ouvimos dizer que o Brasil é um país de riquezas inestimáveis, uma boa parte de nós não sabe exatamente o porquê. Hoje, nós do time Arapuru, viemos apresentar para você uma das maiores riquezas de nosso país, os Biomas Brasileiros.
Mas, vamos começar por um ponto importante:
Você sabe o que é um Bioma ?
Bioma é considerado um conjunto de fauna e flora que convive de forma equilibrada e estável. Distintos entre si, podem ser identificados regionalmente, ou até mesmo pelas condições climáticas de certo território, o que resulta em uma diversidade singular.
Em nosso território nacional, possuímos 6 Biomas Continentais, ou seja, que estão em terra firme, e um Bioma Aquático.
Dos 6 Biomas Continentais brasileiros, listamos cada um deles e suas características. Confira:
1.Amazônia
A Amazônia é considerado nosso maior bioma, e também o mais famoso. Sua extensão chega a 49% de todo território nacional, sendo isso em 9 estados brasileiros e também mais nove países que fazem fronteira com o Brasil.
Classificada como a maior floresta tropical do mundo, possui também uma grande biodiversidade que chega a incluir um número significativo de todas as árvores e plantas que possuímos na América do Sul.
Já sua fauna, é caracterizada também pela diversidade e pelo grande número de animais que correm risco de extinção, como o boto cor-de-rosa e o gato-maracujá.
Assim como sua extensão territorial, sua importância também é gigantesca para todo o mundo, e por esse motivo carece tamanha atenção.
O desmatamento e crescimento das áreas utilizadas para garimpo, vem fazendo com que toda essa biodiversidade seja colocada em risco. Atualmente a floresta amazônica já emite mais carbono do que absorve, afetando diretamente as mudanças climáticas.
Cerca de 20% do bioma da Amazônia já foi degradado por conta da ação humana, e com isso, sabemos que algo deve ser feito agora.
2.Caatinga
O bioma Caatinga é em sua grande maioria em território do sertão nordestino. Sendo 8 em estados do nordeste, 1 do norte e o norte do estado de Minas Gerais.
Com o clima semiárido, sua vegetação é bem peculiar. Por conta do solo seco, as árvores da caatinga precisam sobreviver a altas temperaturas e escassez de água.
Um fruto muito conhecido dessa região é o Caju, protagonista do Arapuru Gin e homenageado do mês. Por aqui [link do post blog história do caju], contamos mais da sua história, característica e como o fomento das produções nesse bioma é necessário.
3.Cerrado
Sendo o segundo maior bioma do nosso país, o Cerrado está localizado nos estados do Centro-Oeste, além de Minas Gerais, Maranhão, Tocantins e outras pequenas áreas em 6 outros estados.
Atualmente reconhecido por abrigar grande parte da atividade agropecuária do país, o bioma do Planalto Central ainda é considerado a Savana com maior biodiversidade do mundo.
Apesar da atividade agropecuária citada acima, o Cerrado é cerca de 24% do território nacional, e como todos os demais biomas, precisa ser observado, admirado e preservado.
4.Mata Atlântica
A Mata Atlântica é também conhecida como bioma litorâneo.
Segue dos estados do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e por ser o bioma que em 50% de sua extensão é ocupado pela população humana, também é o que mais corre riscos.
Sua cobertura florestal original ainda possui cerca de 27%, e com isso tem vegetação de mata fechada e densa com clima predominante tropical – úmido.
É neste bioma que se encontra o litoral do Sudeste brasileiro, suas paisagens e cachoeiras que nos encantam.
5.Pampa
Predominantemente em apenas um estado do nosso país, no Rio Grande do Sul, o bioma Pampa é aquele que tem suas 4 estações bem definidas.
Com vegetação predominante de gramas e arbustos, o nome Pampa é de origem Tupi, que significa região plana, devido às planícies propícias para pastagem.
Já sua fauna é composta basicamente por árvores e mamíferos dos Campos Sulinos, como também é conhecido.
6.Pantanal
O Pantanal é constituído por apenas 2 estados brasileiros: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Com extensão territorial de apenas 2% em nosso país, esse bioma é o que mais sofre influência dos demais, que controlam a temperatura e os níveis de chuva como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Amazônia.
Apesar de sua pouca extensão, isso não diminui sua importância relacionada à biodiversidade encontrada.
Este também é o bioma que mais vem sofrendo com a ação humana nos últimos 2 anos, por conta das grandes queimadas que abrem espaço para o agronegócio.
Nossas riquezas merecem ser admiradas, mas também preservadas. Cabe a nós reconhecer que somos parte e exercermos nosso papel.
O mixologista Marco De La Roche, para fazer com que a comunidade apaixonada por coquetelaria brasileira conhecesse ainda mais do nosso país, desenvolveu uma pesquisa incrível relacionada ao conhecimento de cada um desses biomas, vale a pena conferir.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre nosso país? Não perca também os conteúdos e projetos do Arapuru Apoia, que tem como missão fomentar a arte e a cultura dos nossos Biomas Brasileiros.