O Natal é um período aguardado por muitos, pois é hora de rever familiares, amigos, viajar, comer muito, dar e receber presentes, dar boas risadas e aproveitar o que esses dois dias de comemoração proporcionam. Como todos sabem, o Natal é uma tradição cristã em celebração do nascimento de Jesus.
Dezembro é aquele mês em que o comércio se aquece, as lojas lotam e traz aquele momento gostoso de montar a árvore natalina, presépios e outras tradicões familiares. Apesar disso, o Natal não tem uma cartilha do que é certo ou errado, ainda mais por ser comemorado no mundo todo e cada país imputar suas tradições, cores e sabores. Não precisamos falar das ceias diferentes a nível mundial, pois isso é perceptível até aqui no nosso país.
O Brasil é um país cheio de diversidade e a unicidade de cada região é uma das coisas mais bonitas da nossa cultura. Hoje trouxemos alguns tipos de ceias diferentes que rolam Brasil afora e que talvez você não saiba. Vamos conhecer?
Sudeste
Por lá, o bacalhau tem presença garantida, mas tem o peru e chester como preferências também. A carne de porco pode vir à mesa no lombo recheado e coberto de frutas e não podemos esquecer do famoso leitão à pururuca.
A mesa de doces fica por conta dos fios de ovos, pudim de leite e compotas.
Centro-oeste
Por lá, frango caipira e peru fazem a festa da galera. O frango ainda é ingrediente principal do tradicional empadão goiano. Se tem frango tem pequi, o fruto típico do Cerrado com seu perfume único e que também pode ser cozido com arroz.
Tem sobremesa? Sim, claro! No centro-oeste, além de pudim e outras sobremesas tradicionais, a mesa de sobremesa conta com muitos sorvetes com graviola, cajá e gabiroba.
Norte
Peixes amazônicos, muuuitos deles, enchem os olhos e bocas nas ceias de Natal. Pirarucu e Tambaqui estão entre as principais com farinha de Uarini no preparo e banana pacovã. A mesa farta do Norte também conta com paçoca salgada, feita com carne de sol desfiada e farinha de mandioca amarela.
E claro, por lá não falta açaí, tanto com a farofa salgada como em doces. Além dele, pudim de tapioca e doce de banana são sobremesas que não sobram para o almoço do dia seguinte.
Nordeste
Lá na Terrinha, o pernil de bode assado é servido com mel, melaço ou calda de rapadura ao invés do abacaxi. Cuscuz, manteiga de garrafa, bolo de rolo com queijo do reino também são outras estrelas da noite.
De doce, o mel ou melaço pode ser servido com queijo coalho grelhado hummm. Na ceia de Natal dos nordestinos também entra a cocada, ambrosia, mousse de cupuaçu e a fatia do céu (rabanada local).
Sul
O cardápio dos sulistas tem muita influência europeia, por isso, aves, como o peru, são marcantes. Porco, tender, lombo com abacaxi e carne de cordeiro. No almoço do dia 25 não dá outra: é churrasco e arroz carreteiro!
Arroz-doce, pêssego em calda, pavê de frutas, gelatina colorida e sagu de vinho e pão de mel completam a refeição.