1 - Suco de caixinha nunca!
A dica de uma das principais expoentes da coquetelaria high-end, Julie Reiner, é sempre utilizar ingredientes frescos, sazonais, de qualidade e, de preferência, de pequenos produtores.
2 - A importância do gelo
Consultor do Diageo World Class, que premia bartenders do mundo inteiro, o australiano Tim Philips diz que não se pode servir um drink com o mesmo gelo que foi usado para prepará-lo. Além disso, atente para sempre utilizar gelo fresco. Em cubos firmes, se for na coqueteleira (assim ele não vai diluir a bebida rapidamente) e picados/britados, em drinks mexidos e tropicais - ou quando você quiser adicionar mais água à bebida, já que ele derrete mais rápido. Existem também as bolas de gelo, inventadas no Japão e que surgiram com o intuito de manter o sabor original das bebidas até o fim - já que, por ter uma área de superfície maior do que os demais, derrete muito lentamente.
3 - Agitar ou mexer?
Nora Maynard, mixologista e instrutora no NYC's Astor Center, conta uma regra geral simples: drinks preparados com sucos de fruta, ovos ou quaisquer ingredientes espessos, devem ser agitados na coqueteleira. Já as bebidas de teor alcoólico mais elevado (Martini ou Manhattan, por exemplo), geralmente são misturadas com um mexedor.